Coruja Baca


Guia Runge - Coruja Baca
Que o Rio Grande do Sul tem ótimas cervejarias artesanais, muita gente já sabe. O difícil é conseguir se destacar em meio a tanta produção de qualidade. A Coruja consegue esse feito com maestria. Já havia experimentado sua linha comum e gostado muito. Mas a cervejaria se reiventou e começou a lançar a linha "Fora de Série", de altíssima qualidade e sempre buscando algum ingrediente incomum em cervejas. A bola da vez é a Baca, feita com pitanga. Na mitologia grega, Baca é a mulher que move o culto à Dionísio, o deus das festas, do vinho e da insanidade.

Análise Visual

O rótulo faz uma referência à comum dança das mulheres no culto de Dionísio: com a cabeça para trás e a garganta exposta, elas gritavam como selvagens e rolavam os olhos. Servida, ela tem uma beleza digna de uma Amber Lager. Avermelhada e com um colarinho cremoso e espesso, impressiona no copo.

Análise Olfativa

Seu aroma é um verdadeiro, com o perdão do trocadilho, bacanal: muito maltado, lembrando toffee, seguido de notas cítricas do lúpulo e... sim, pitanga! As notas da fruta são bem presentes no aroma e dão um toque especial nessa lager.

Análise Gustativa

Na boca, ela apresenta uma cremosidade muito suculenta. E a festa, o culto, continua: com pouco amargor e um leve adocidado, ela ainda tem uma acidez muito bem inserida e interessante. As notas da pitanga também estão presentes, entregando um frutado extra. A drinkability é enorme, colocando o ponto final no nome dessa cerveja.

Análise Final

Vinho pra quê, meu caro Dinonísio? Se você tivesse conhecido essa Amber Lager naquela época, teria facilmente deixado a sua bebida de escolha de lado. Suculenta, deliciosa e interessante, a Baca é uma grande cerveja para ser servida em... festas, meus caros, festas! 

Avaliação:

Cervejaria: Coruja
Estilo: Amber/Red Lager
Preço:  R$ 19,90
Visual (1 a 5):  4
Aroma (1 a 10): 8
Sabor (1 a 20):  15
Sensação (1 a 5): 5
Conjunto (1 a 10): 8
Nota Final (0,5 a 5): 4,0
Teor Alcoólico:  5,5% ABV
Temperatura ideal para consumo: 5º a 7ºC
Harmonização: seguindo a sugestão do rótulo, ela ficaria ótima com um figo seco ou goiaba. O clássico Romeu e Julieta também seria uma combinação interessante para acompanhar essa cerveja.
Guia Runge - Harmonização Coruja Baca
Análise realizada por Victor Carvalho - "Jurista por imposição, cozinheiro por teimosia e apreciador de boas cervejas por pura paixão."

Guia Runge - Coruja Baca

Guia Runge - Coruja Baca

Posts Recentes

Últimos Comentários

Guia Runge no Facebook

  © GUIA RUNGE - Todos os Direitos Reservados