Hi-5 Black IPA e Invicta India Black Ale

Guia Runge - Hi-5 Black IPA e Invicta India Black Ale


Poucas coisas me ensinam tanto sobre um estilo quanto fazer uma degustação comparativa entre cervejas diferentes. Infelizmente, ainda conheço muito pouco do estilo Cascadian Dark Ale (Black IPA ou India Black Ale). Nome é um problema sério com esse estilo. Resolvi fazer a comparação com exemplares de duas das minhas cervejarias favoritas daqui de terras tupiniquins: a Cervejaria Invicta e a 2cabeças. É ainda mais interessante se pensarmos que ambas são produzidas na sede da Invicta, em Ribeirão Preto.

Análise Visual

Bem, vamos ao que realmente interessa: beber! No copo, já dá para perceber que elas são bem diferentes. A Invicta tem um creme bege, mais persistente que a Hi-5, deixando marcas no copo. O exemplar da 2Cabeças teve uma boa formação de espuma, mas com pouca persistência, apresentando apenas um colar.

Análise Olfativa

O aroma de ambas é realmente muito interessante! A Invicta possui um café bastante presente, com notas herbais, lupuladas. É bem equilibrada. Ela te engana, te faz crer ser uma porter nos primeiros segundos para apresentar o porquê do "India" no nome logo em seguida. A Hi-5 é igualmente interessante no aroma, mas completamente diferente! Bem puxada para o torrado, mostra mais seu lado "Black" que o "IPA". O lúpulo está ali presente, mas mais leve, quase que escondido.

Análise Gustativa

Na boca elas se distanciam ainda mais. A Invicta é praticamente uma briga de MMA entre um amargor que lembra aquele café do aroma e o herbal do lúpulo. Bastante encorpada, é incrivelmente seca. No final, quem ganha a briga é o torrado do malte, que persiste mais tempo na boca. A Hi-5 tem um perfil muito diferente, mas tão interessante quanto. O lúpulo é menos pronunciado, menos intenso. A entrada é justamente do malte torrado e algo de defumado, sendo acompanhado pelo amargor do lúpulo logo em seguida. Menos intensa, mas tão deliciosa quanto a Invicta.

Análise Final

Duas grandes cervejas de duas das mais promissoras cervejarias do Brasil. Ainda é um estilo estranho e confuso para mim. Mas como sou atraído por tudo que é estranho e confuso, pretendo continuar descobrindo mais sobre ele.

Avaliação:

Invicta India Black Ale
Cervejaria: Invicta
Estilo: India Black Ale/Black IPA
Preço: R$ 16,99
Visual (1 a 5):  5
Aroma (1 a 10): 8
Sabor (1 a 20):  17
Sensação (1 a 5): 4
Conjunto (1 a 10): 8
Nota Final (0,5 a 5): 4,2
Teor Alcoólico:  7,5% ABV
Temperatura ideal para consumo: 8º a 12ºC

Hi-5 Black IPA
Cervejaria: 2Cabeças
Estilo: India Black Ale/Black IPA
Preço: R$ 24,90
Visual (1 a 5):  4
Aroma (1 a 10): 8
Sabor (1 a 20):  18
Sensação (1 a 5): 4
Conjunto (1 a 10): 8
Nota Final (0,5 a 5): 4,2
Teor Alcoólico:  6,2% ABV
Temperatura ideal para consumo: 5º a 7ºC

Harmonização: carnes vermelhas assadas. As duas ficariam perfeitas em um churrasco. O torrado do malte se funde perfeitamente com o caramelizado da carne assada e o amargor vai ajudar a quebrar muito bem a gordura.

Guia Runge - Hi-5 Black IPA e Invicta India Black Ale

Guia Runge - Hi-5 Black IPA e Invicta India Black Ale
Análise realizada por Victor Carvalho - "Jurista por imposição, cozinheiro por teimosia e apreciador de boas cervejas por pura paixão."

Posts Recentes

Últimos Comentários

Guia Runge no Facebook

  © GUIA RUNGE - Todos os Direitos Reservados