Leffe Radieuse

Guia Runge - Leffe Radieuse
Leffe Radieuse, um oásis no deserto do supermercado.

É inegável que existe praticamente uma Cruzada dos apreciadores de cervejas artesanais contra as grandes empresas do ramo cervejeiro e contra a AB-Inbev em especial. A Leffe é, ao meu ver, um exemplo de que essa Cruzada deve ser vista com algum critério. Embora seus direitos de produção pertençam à colossal empresa do Lehman, as cervejas da Leffe mantém a tradição da Abadia de Nossa Senhora de Leffe, que ainda recebe royalties pelas garrafas vendidas.

Sinto, então, que devo agradecer à AB-Inbev. Por quê? Simples: sem a rede de produção e distribuição enorme deles, dificilmente eu teria acesso à essa cerveja pelo preço que paguei. Mas não me entendam mal, eu ainda não gosto de muitas das atitudes dos caras: desde práticas anticoncorrenciais às cervejas de milho e arroz - confira nossa matéria "Brasileiro bebe cerveja de milho e arroz". Coisas como a Leffe e a Hoegaarden são, apesar de tudo, um oásis no deserto de cervejas ruins que encontramos na maioria dos supermercados. E que oásis, meus amigos, que oásis!

Análise Visual

A bela cor avermelhada e o creme denso e persistente dessa cerveja já são um grande cartão de visitas. Bela, desde a garrafa ao copo.

Análise Olfativa

Seu aroma é bem doce, com uma entrada de frutas vermelhas que te deixa com água na boca.

Análise Gustativa

O sabor apresenta tudo que você já estava esperando: muito doce e frutado, você mal percebe a existência de lúpulos nessa cerveja.

Análise Final

Bastante encorpada e equilibrada, os 8,2% de álcool passam quase que desapercebidos. No fim, é possível sentir sua presença de leve, como que te avisando para ir com calma. À medida em que esquenta, seus aromas e sabores vão ficando mais intensos e interessantes. Amantes de vinhos também devem gostar dessa cerveja. Ela me lembrou um bom Pinot Noir.

Avaliação:

Cervejaria: Inbev Belgium
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Preço:  R$ 12
Visual (1 a 5):  5
Aroma (1 a 10): 7
Sabor (1 a 20):  14
Sensação (1 a 5): 4
Conjunto (1 a 10): 8
Nota Final (0,5 a 5): 3,8
Teor Alcoólico:  8,2% ABV
Temperatura ideal para consumo: 5º a 6ºC
Harmonização:  Definitivamente, é uma cerveja que implora por uma harmonização. Um New York Cheesecake cairia como uma luva para completar o conjunto. O site da Leffe sugere cordeiro grelhado ou queijo Brie, mas eu ficaria com um doce à base de frutas vermelhas mesmo.
Um filme? "Em Nome da Rosa". Todo aquele climão medieval, vai te fazer sentir na própria Abbaye Notre-Dame de Leffe.

Análise realizada por Victor Carvalho - "Jurista por imposição, cozinheiro por teimosia e apreciador de boas cervejas por pura paixão."

Guia Runge - Leffe Radieuse

Posts Recentes

Últimos Comentários

Guia Runge no Facebook

  © GUIA RUNGE - Todos os Direitos Reservados