Tudo sobre Tequila

tequila 1800
Guia Runge - Tudo sobre Tequila
A Tequila é uma bebida alcoólica destilada, originária do México, feita através da destilação e fermentação do sumo de uma planta chamada Agave tequilana, ou Agave Azul - uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita) e de até 49% de açúcar extraído da cana ou do milho.

Conheça nossa sessão de Drinks do Guia Runge

A Agave Azul é uma planta semelhante a um abacaxi gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Ela precisa de 8 a 12 anos de idade para estar pronta para produção e proporcionar à Tequila um sabor inconfundível. São necessários 7 quilos de Agave para produção de 1 litro de tequila.

Guia Runge - Agave, planta usada na fabricação da Tequila
Existem basicamente dois tipos e diversas classificações para a Tequila, as "comuns" são consideradas “blended” (misturada) e as especiais são feitas de 100% Agave.
Guia Runge - Tequila Jose Cuervo Platino - 100% Agave
As duas são boas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado, além disso, elas são classificadas pelo tempo de envelhecimento: Jovem, Reposado ou Añejo.  Tequila Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho branco (normalmente as Tequilas brancas – silver), a Tequila “Reposado” tem de 2 meses à 1 ano e a Tequila “Anejo”, mais de 1 ano. 

Guia Runge - Tequilas 1800 - Añejo, Reposado e Silver, todas 100% Agave

Consumo


O modo mais difundido é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão.

Guia Runge - Tequila Shot
Existem outras formas de beber a Tequila, como por exemplo com Tabasco - nela você coloca uma quantidade considerável de pimenta entre o polegar e o indicador, toma e conta lentamente até 5... a pimenta vai começar a queimar e por mais incrível que pareça a tequila vem para refrescar e dar uma sensação de alívio.... Vale experimentar!

Degustar a tequila das formas descritas acima pode causar alguns desequilíbrios na saúde, tais como: aumento da pressão arterial causada pelo consumo de sal,  agressão ao estomago causada pela bebida e o limão, sem contar que se você abusar da quantidade, o "day after" vai ser terrível.

Outra e deliciosa maneira de degustar a tequila sem os problemas citados acima é fazendo a combinação com laranja, açúcar e canela - fica mais suave, agride muito menos o estômago e o "day after" é praticamente inexistente por causa da glicose do açúcar. Veja o procedimento:

- Corte a laranja em 4 gomos;
Guia Runge - Laranja em Gomos para Tequila
- Coloque em um pequeno prato, açúcar e polvilhe canela em pó, misturando até homogêneo:

modo diferente de beber tequila
Guia Runge - Açúcar e Canela para Tequila
- Passe a laranja na mistura, chupe a laranja e beba a tequila por cima, ou se preferir, pode beber primeiro a tequila e depois chupar a laranja - depende de gosto.

tequila laranja e açúcar
Guia Runge - Açúcar, Canela e Laranja para Tequila
Vale a pena provar, temos a certeza de que irão adorar - depois não deixe de nos dizer o que achou das dicas e como foi o ótimo "day after"!


Posts Recentes

Últimos Comentários

Guia Runge no Facebook

  © GUIA RUNGE - Todos os Direitos Reservados