Churrasco de Picanha - Dicas

Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha
Brasileiro que é brasileiro não abre mão da picanha quando vai fazer churrasco, mas a preparação dessa saborosa preferência nacional exige seus cuidados e pensando nisso, o Guia Runge preparou uma matéria exclusiva com as principais dicas para você não fazer feio.

Escolha da Carne

O primeiro cuidado que devemos ter é para a compra da carne, pois de nada vão adiantar as dicas se a carne não for de boa qualidade, nova e macia.
Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha

Evite carnes maturadas que apresentem sangue na embalagem, isso significa que o vácuo que existia ali para preservar a carne em boas condições já não existe mais e o processo de deterioração já iniciou. Também devemos ficar atentos a data em que a carne foi embalada, pois quanto mais nova melhor.
Para picanhas frescas, vendidas em açougues, devemos ficar atentos a quantidade de nervos e gordura que a carne apresenta, além, é claro, do peso que não deve ultrapassar 1Kg, 1,1Kg no máximo.

Nas nossas dicas utilizaremos o churrasco de picanha em postas ou fatiada, como exemplo.

Preparação 

A carne deve ser retirada da geladeira ou da embalagem a vácuo pelo menos 10 minutos antes de ser manipulada, para que tenha tempo de "respirar".

Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha

Para o corte, faremos postas de 2 a 3 dedos de espessura - corte com a gordura virara para baixo e de uma única vez - evite fazer "vai e vem" com a faca, pois isso cria rebarbas, danifica as fibras e influencia na maciez.

Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha

Fogo

Coloque quantidade considerável de carvão na churrasqueira para que o fogo forme labaredas, elas são essenciais para a preparação.
Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha
Tempero

Para a picanha em postas ou fatias recomendamos utilizar sal médio - que é o sal grosso triturado.
O tempero é somente sal, nada mais que isso - salpique uma pequena quantidade no fundo de um prato e coloque as postas sobre o sal, depois salpique mais um pouco de sal sobre as postas - mas sem exageros!
Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha

Aqui a dica é depois de salgar a carne e deixá-la em frente a churrasqueira por 5 minutos, não a mais nem a menos - o sal vai penetrar na carne enquanto o calor da churrasqueira a desidrata um pouco fazendo com que o tempero fique por igual.

Grelhando a carne

Em uma grelha, com o carvão em labaredas, coloque as postas a uma altura de aprox. 15cm do carvão, onde as labaredas alcancem a carne - esse ponto é extremamente importante, pois queremos a picanha selada e assada e não cozida.
Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha
Espere alguns minutos (média de 5 a 6) até que um dos lados esteja grelhado e com a carne selada (parte de cima começa a sangrar) , vire a posta para assá-la por completo.

Por se tratar de uma carne rica em sangue, procure preparar a picanha de forma a conservar seu sulgo - aqui comete-se os maiores pecados contra essa deliciosa e suculenta carne, pois muitas vezes vemos pedidos de picanha sem sangue... nesse caso aconselho procurar outros cortes que exigem maior tempo para assar e não são tão suculentos.

E está pronto! Bom apetite!!!


Guia Runge - Dicas para Churrasco de Picanha

Com essas dicas fáceis e rápidas, vocês podem ter certeza que farão um churrasco de picanha ainda mais gostoso da próxima vez!

E vocês, tem mais algumas dicas para deixar o churrasco ainda melhor? Não deixe de compartilhar conosco nos comentários abaixo!

Harmonização

Para a harmonização dessa delícia sugerimos cervejas estilo Schwarzbier ou Dunkel,  como as Bamberg e a Eisenbahn.

Confira nossa matéria completa sobre harmonização com cervejas especiais

Guia Runge - Bamberg Schwarzbier 


Posts Recentes

Últimos Comentários

Guia Runge no Facebook

  © GUIA RUNGE - Todos os Direitos Reservados